Clicar e mostrar ao mundo

Fotologs apresentam fotos pessoais, paisagens e até algumas excentricidades
Primeiro foi a febre dos blogs, diários virtuais que mostravam a vida de qualquer um na rede. Agora é a vez dos fotologs, álbuns fotográficos virtuais que invadiram a internet. Há de tudo, desde instantâneos pessoais até fotos extremamente profissionais.

Ricardo Barbosa, professor do curso de Publicidade da Unicenp, com formação em design gráfico, especialização em web design e mestrado em Mídia & Conhecimento, diz que o maior problema dos fotologs é que, por serem páginas de fotos, se a conexão for discada pode demorar mais tempo para carregá-las totalmente.

Mas, uma das principais vantagens citadas pelo professor é a facilidade de montar um endereço. "O usuário pode montar a página usando apenas a internet, sem a necessidade de um software", garante. O professor alerta que não há como sair coletando as fotos encontradas e publicando por aí. "Se alguém colocou na internet é porque há um alguém responsável e teoricamente tem direitos autorais", explica.

Endereços

A comunidade de fotologgers de Curitiba já é expressiva. Um dos fotologs curitibanos é o www.fotolog.net/raquelsantana. Ela conta que quem monta um fotolog grátis, tem direito a postar somente uma foto por dia e receber até dez mensagens. Quem pagar o equivalente a US$ 5 por mês, pode postar até seis fotos por dia e receber até 100 mensagens. Raquel adianta que pretende reunir os fotologgers de Curitiba para fazer uma exposição diferente, no qual o suporte das fotos, no lugar do papel, será um telão linkado nos logs. Ainda não há uma data definida.

Além das tradicionais paisagens e fotos pessoais, alguns endereços se destacam por serem totalmente diferentes. Um deles é o pixelman www.fotolog.net/pixelman. São "construções" feitas com desenhos que por sua vez foram montados com o uso do photoshop ou com o traço mesmo.

Outros fotologs se sobressaem pelo colorido das fotos, como o roomwithaview (www.fotolog.net/ roomwithaview), feita por uma norte-americana que ensina Inglês na China. A fotologger já morou em Bali.

Outro fotolog superdiferente é o www.fotolog.net/bob_esponja, que traz fotos no qual o personagem principal é Bob Esponja, aquele do desenho animado que vive no fundo do mar. Há fotos do Bob Esponja dormindo, pedindo um banho, etc..

Os cachorros também possuem seu instante de fama em alguns fotologs. O Titi_o_cao, de Belo Horizonte, mostra as fotos do dálmata Titi. O texto que embasa as fotos é bastante divertido.

Outro "fotologdog" é o Pelanca, de Goiânia. Aneska (Pelanca) é a mascote da Sociedade Brasileira de Bugei – Artes Tradicionais Japonesas de Guerra. Ela é basset hound e seus passatempos são: dormir, comer e fazer bagunça.

Priscila Bueno

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home