Nova câmera é capaz de "ver" em três dimensões

A primeira câmera do mundo capaz de "ver" em três dimensões, ao medir a distância entre os diferentes objetos que capta, foi inventada por um grupo de pesquisadores suíços e será comercializada em um futuro próximo sob uma forma parecida à de uma câmara Web.

Batizada como Swiss Ranger 2, esse aparelho eletrônico possui um dispositivo que permite registrar em um segundo até 30 imagens em branco e preto, mas que incluem em cada pixel a indicação da distância ao objeto captado. A precisão é quase perfeita - com milímetros de diferença -, alcance de até sete metros e a resolução de 124 pixel por 160.

Os criadores desta câmera, pertencentes ao Centro Suíço de Eletrônica e Microtécnica (CSEM), e a empresa encarregada da industrialização do produto receberam por sua invenção o Prêmio Europeu da Tecnologia da Sociedade de Informação de 200 mil euros.

Para medir as distâncias, o sensor do Swiss Ranger utiliza o princípio da velocidade da luz, segundo Peter Seitz, inventor da câmera e diretor do laboratório de foto do CSEM. A equipe de Seitz colaborou com a empresa alemã ZMD, de Dresden, para adaptar um sensor convencional à medida da velocidade da luz. Conforme o cientista suíço, o projeto tem caráter transnacional e concretamente europeu.

A câmara, cujo preço pode ser em torno de cem euros se for produzida em série, pode interessar a vários setores industriais e poderá ser aplicada como sensor para portas automáticas, elevadores ou fitas transportadoras, olho robótico, além de ajudar pessoas de visão limitada.
EFE  

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home