Modo como camundongos fogem inspira sistemas de segurança

Camundongos em pânico estão ajudando os cientistas a desenvolver saídas de emergência mais eficazes. Uma experiência feita por uma equipe liderada por Caesar Saloma, da Universidade das Filipinas, e publicada na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), mostrou que os animais se comportam de um modo bastante parecido com o dos humanos quando estão em fuga.

Nos últimos anos, os cientistas desenvolveram diversos programas de computador para ajudar arquitetos e serviços de emergência a simular como as pessoas se comportam em casos de fuga. O problema é que testar esses programas com pessoas envolve uma questão ética e legal, pois para funcionar, elas teriam que estar realmente aterrorizadas. Além disso, a experiência teria que ser repetida diversas vezes para ter valor estatístico.

Os testes com camundongos não trazem esses problemas e os resultados são bastante parecidos com os que os computadores mostram que seriam obtidos com humanos. Os animais, como as pessoas, quando estão com medo procuram uma saída e correm para ela, não se importando em empurrar outros se isso for necessário. Além disso, os roedores, assim como os humanos, também tendem a seguir uns aos outros, ao invés de irem pela rota mais acessível.

Como os camundongos possuem um instinto muito forte de fugir da água, os pesquisadores colocaram 60 desses animais em uma cela inundada com uma ou mais saídas para uma plataforma seca. Quando a passagem era pouco maior que um deles, permitindo apenas a passagem de um por vez, os roedores escapavam de um modo organizado, formando filas. No entanto, quando as portas de saída eram maiores, os animais bloqueavam uns aos outros, tornando a fuga mais demorada e ineficiente. Quando havia diversas portas, o resultado também era ruim, pois grupos em volta de uma porta obstruíam outra.

Multidões em pânico podem transformar um pequeno acidente em um verdadeiro desastre, como o que aconteceu em fevereiro deste ano, em uma casa noturna da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, quando uma briga na pista de dança provocou uma fuga em massa que acabou matando 21 pessoas.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home