Inteligência é deixada de lado por operadores na bolsa de valores


Operadores que trabalham em bolsas de valores precisam pensar e agir rapidamente para acompanhar as flutuações de mercado. Porém, um modelo matemático criado por uma equipe do Instituto Santa Fé, no Novo México (EUA), mostra que a competência desses profissionais não têm ligação com inteligência.

Ao reproduzir características estatísticas do mercado financeiro, baseadas nos valores trabalhados pela Bolsa de Londres entre 1998 e 2000, o modelo demonstrou que as decisões tomadas pelos operadores são randômicas (aleatórias), em vez de baseadas em cálculos precisos e observação de tendências econômicas.

Segundo a equipe, as decisões aleatórias são conseqüências da impossibilidade dos operadores de processar as informações que dispõem, complexas e muitas vezes incompletas, em pouco tempo. Como a melhor estratégia é impossível de ser obtida nessas condições, cada um chega a uma conclusão diferente.

O estudo questiona visões tidas como incontestáveis no mercado financeiro, como a habilidade estritamente lógica dos operadores. O modelo mostra que as oscilações nas bolsas de valores dependem do comportamento interdependente - e por vezes irracional, o que pode levar a quedas bruscas - dos profissionais.

Ainda assim, os matemáticos dizem que o modelo não é um ataque aos operadores, e sim uma caminho para o desenvolvimento de algoritmos que calculem oscilações causadas pela reações tanto mercadológicas quanto humanas. O estudo foi publicado na revista 'Preprint'.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home