Macaco controla braço mecânico

Washington (AFP) – Uma experiência com macacos permitiu demonstrar que o cérebro pode controlar um braço mecânico sem a ajuda de nenhum músculo, uma novidade potencialmente importante para pessoas incapacitadas, segundo trabalhos publicados ontem nos Estados Unidos.

Cientistas da Faculdade de Medicina de Duke, na Carolina do Norte, consideram essa conquista um passo tecnológico importante capaz de permitir às pessoas paralíticas controlar um membro mecânico com a intervenção única de seu cérebro.

Sinais cerebrais

Esses trabalhos demonstram que os macacos podem controlar um braço mecânico com base em informações visuais e de sinais cerebrais, sem a ajuda de nenhum músculo, informaram os pesquisadores em artigo publicado na revista americana Public Library of Science. "Nossa análise do sinal do cérebro mostrou que o animal havia aprendido a assimilar o braço mecânico em seu cérebro como se fosse seu próprio braço", disse o doutor Miguel Nicolelis, que dirigiu a equipe de neurologistas responsável pela experiência.

"Tais resultados nos mostram que o cérebro é incrivelmente adaptável, em condições de incorporar um elemento externo em seu próprio ‘espaço neuronial’ como uma extensão natural do corpo", continuou Nicolelis, professor de neurobiologia e coordenador do Centro de Neurologia da Universidade de Duke.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home