Feira na Suíça destaca telefonia via Internet

A feira de telecomunicações ITU Telecom World 2003, que acontece esta semana em Genebra, coloca em destaque a telefonia via Internet e videoconferências móveis, serviços que se tornaram realidade.

O encontro mundial nas montanhas suíças dificilmente poderia diferir mais da versão anterior da mesma feira, em 1999, quando a bolha das ações de telecomunicações estava atingindo seu pico.

Quatro anos mais tarde, as ações de tecnologia e telecomunicações despencaram e o capital barato desapareceu, o que força as novas e as velhas operadoras a reduzir de forma drástica seus investimentos.

No entanto, o pior da recessão do setor parece ter passado, neste trimestre, concordam executivos e analistas. Os investimentos mundiais em redes de telefonia móvel estão agora em US$ 30 bilhões ao ano, cerca de metade do patamar de 2000, mas pelo menos pararam de cair.

A receita média por usuário de telefonia móvel na Europa afundou até os 28 euros ao mês, ante 35 euros por mês no começo de 2000, e novos serviços de transmissão de dados ajudam a estimular as vendas. A comercialização de aparelhos celulares deve subir em cerca de 10% este ano, para 450 milhões de unidades, o primeiro aumento acentuado desde 2000.

As perspectivas de crescimento, depois de três anos de declínio, darão mais confiança às operadoras de telecomunicações que estão oferecendo novos serviços.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home