Idade é fator determinante de padrões de uso da internet

da Folha Online

A idade, e não o dinheiro, como muitos pensam, é o fator determinante para os padrões de uso da internet nos países desenvolvidos do Ocidente, segundo uma pesquisa do Instituto de Internet da Universidade de Oxford (Reino Unido). De acordo com o levantamento, 98% dos estudantes da Inglaterra usam a web, contra apenas 22% dos aposentados.

Independentemente de escolaridade, todos os jovens parecem estar aptos a navegar pela web, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa questiona a noção predominante de "divisor da Internet", termo cunhado para descrever o abismo de uso da rede mundial entre ricos e pobres.

Esta idéia preocupava os políticos britânicos que temiam que a dificuldade de acesso dos pobres à web poderia privá-los de uma habilidade fundamental para conseguirem melhores empregos em um mundo cada vez mais técnico.

Mas o professor Richard Rose, líder da pesquisa --que ouviu 2.030 britânicos com idade superior a 14 anos--, disse que uma divisão baseada na riqueza está errada. "Tem tudo a ver com a idade. Não tem muita relação com classe social", disse.

Ele acrescentou que o padrão de utilização da internet é similar na Europa Ocidental e, em certa medida, em países em desenvolvimento também.

Os russos menores que 30 anos, por exemplo, são 10 vezes mais suscetíveis à navegação na internet do que os russos maiores que 60 anos.

As descobertas do levantamento da Universidade de Oxford mostram que a internet, que já é parte fundamental da vida dos jovens dos países ricos, pode se tornar tão familiar para esta geração como a televisão.

Com Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home