Vai abrir empresa? Estude empreendedorismo

Quando o profissional não encontra emprego à altura, pensa em trabalhar como pessoa jurídica. É uma dura trajetória, mas agora um pouco mais amparada pelas instituições de ensino.

Marco Aurélio Machado

Décadas atrás, na adolescência de nossos pais, os jovens eram estimulados e buscar cargos públicos, carreiras então com prestígio e futuro garantido. Trabalhar em bancos e multinacionais era o sonho de qualquer jovem recém formado. Naquela época essa era a cultura que nossas instituições de ensino transmitiam.

A realidade hoje é diferente. Praticamente não existe mais a possibilidade de se fazer carreira em órgãos públicos e o mercado disputado oferece poucas oportunidades em grandes e renomadas empresas.

O profissional, quando não encontra oferta de trabalho à sua altura, tende a buscar seu espaço por conta própria, em seu próprio negócio.

Na verdade existe uma grande diferença entre ser empregado e abrir uma empresa. Em primeiro lugar, quem pensa que ter uma empresa é motivo para trabalhar menos, ser o chefe e ter regalias, está redondamente enganado.

Geralmente você trabalhará várias e várias horas a mais do que uma rotina normal de trabalho. Muitas vezes nos finais de semana e madrugadas.

O cliente será o seu chefe! Ele exigirá qualidade, preços e prazos. A luta para obter sucesso em um negócio próprio certamente é bem maior que para se conseguir um emprego.

O jovem empreendedor terá antes de tudo de ter coragem. Correr riscos, ter persistência e muita autoconfiança.

O presidente da república e o ministro da economia têm falado que uma das maiores alternativas para combater o desemprego é o incentivo às micro e pequenas empresas e ao trabalho informal. Os grandes bancos nacionais lançaram linhas de crédito com juros mais baixos para incentivar acima de tudo os pequenos empreendedores.

Qualquer curso de administração, computação, marketing ou publicidade hoje tem entre suas disciplinas alguma cadeira que trata de empreendedorismo, novas empresas, negócios. As universidades se adaptam aos novos tempos; onde antigamente se falava em concurso público, banco estatal, hoje se fala em microempresa e em empreender.

Tudo isso encoraja vários futuros empresários a se aventurarem em seu próprio negócio. Que as nossas instituições de ensino capacitem bons administradores e empreendedores, para que aumentem as vagas e oportunidades de trabalho, em um país tão carente de oportunidades. [Webinsider]

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home