O que o orkut pode dizer sobre a sua empresa?

SÃO PAULO - O orkut e outras redes virtuais de relacionamento têm muito a dizer sobre as empresas. É o que diz Alexandre Alexandre Barbosa Lima, CEO da e.Life.

Em palestra no evento Web 2.0 no Brasil, promovido pela INFO, Barbosa Lima destacou em sua palestra o poder da mídia gerada pelo consumidor. "Uma das principais mudanças trazidas pelas redes de relacionamento virtual para os negócios é que o boca-a-boca passa a ser documentado". Ele dá exemplos de comunidades focadas em falar, bem ou mal, de produtos ou empresas. Nessas comunidades as empresas têm muito o que aprender.

Segundo Barbosa Lima, uma parcela entre 6% e 20% do boca-a-boca pode ser medida usando as comunidades e outros recursos da web 2.0. As medições partem do mesmo princípio usado para determinar a importância dos blogs. Normalmente, os blogs formam uma rede na qual uns apontam para outros. O blog que recebe maior número de links é, sem dúvida, mais relevante. O mesmo ocorre com as notas publicadas. A nota que recebe mais comentários é a que despertou maior interesse. A idéia também se aplica ao número de membros da comunidade.

Barbosa Lima cita casos de empresas que já estão fazendo o que ele chama de SAC 2.0, ou seja, o serviço de atendimento ao consumidor baseado em blogs e comunidades virtuais. Elas observam o que dizem os usuários nesses ambientes e ajustam seus produtos ou suas formas de comunicação. Um dos exemplos citados foi o da Microsoft, no lançamento do Windows Vista no Brasil. A empresa promoveu uma conferência de imprensa para dez blogueiros especializados e com isso aumentou a repercussão do produto na web.

Carlos Machado, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home