Oito entre 10 hackers vivem no Brasil, diz PF
 


Pesquisas apontam que o Brasil está na rota dos crimes envolvendo a Internet. De acordo com a Polícia Federal, de cada 10 hackers ativos no mundo, oito vivem no Brasil. Além disso, cerca de dois terços dos responsáveis pela criação de páginas de pedofilia na Internet, já detectadas por investigações policiais brasileiras e do exterior, têm origem brasileira.

As pesquisas também apontam que, no Brasil, as fraudes financeiras que utilizam Internet e correios eletrônicos já superam, em valores financeiros, os prejuízos de assalto a banco.

Para tornar mais eficaz o combate aos crimes cibernérticos, cerca de 500 especialistas de mais de 20 países estarão reunidos em Brasília na 1ª Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos. O foco principal é incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científicos, com o objetivo de produzir técnicas novas e avançadas de investigação e repressão.

De acordo com o coordenador do evento e perito criminal, Paulo Quintiliano, a Internet está sendo cada vez mais utilizada para a prática de crimes. Quintiliano disse que nem sempre é fácil encontrar os responsáveis por esses crimes. "Às vezes é difícil, principalmente quando os criminosos hospedam suas informações no exterior", afirmou em entrevista ao canal NBR, da Radiobras.

"Então, nesses casos complicam um pouco e por isso a gente utiliza a cooperação internacional, junto com grupos das polícias dos outros países. Nós estamos sempre em contato para possibilitar o combate efetivo aos crimes cibernéticos", acrescentou. Segundo ele, no Brasil, tem crescido o número de casos envolvendo a exploração sexual de crianças pela Internet.

Denúncias de crimes cibernéticos podem ser feitas tanto para a Polícia Federal como para as polícias civis. Quintiliano informou que uma decisão do Superior Tribunal de Justiça define os crimes cibernéticos como crimes federais e que, portanto, estão sob a competência da Polícia Federal. "Contudo, as polícias civis também investigam e podem e devem continuar investigando esses crimes".

A Conferência, que começou hoje e vai até o dia 16, está sendo organizada pelo Departamento de Polícia Federal, com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais.
 
Agência Brasil

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home