Golpe usa TV por assinatura para roubar internauta

Mais um golpe tenta prejudicar os internautas brasileiros. Circula pela rede um e-mail com a promessa de facilitar o desbloqueio de sinais de TV por assinatura. A mensagem, porém, não passa de um golpe.

O alerta vem da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), indicando tratar-se de um ataque do tipo phishing scam, com o objetivo de capturar dados pessoais, senhas bancárias e números de cartão de crédito do usuário.

Com o título "A NOVA REVOLUÇÃO DIGITAL ESTA ACONTECENDO", o e-mail promete benefícios para quem clicar num link indicado e baixar o arquivo de um suposto DDT (Decoder Digital TV). Além do acesso gratuito, via computador, à programação da TV por assinatura, incluindo diversos tipos de canais, ainda oferece ao usuário a possibilidade de montar sua própria grade de programação. Dessa forma, o computador seria transformado em uma verdadeira "estação de TV" personalizada.

"Isso é tecnicamente inviável, as mensagens prometem transformar o micro em uma engenhoca mágica, mas o internauta mais desavisado, menos informado, pode cair no golpe na esperança de levar vantagem", diz Antônio Teixeira Neto, coordenador da comissão antipirataria da ABTA.

O texto também associa a suposta burla do sistema de assinaturas à liberdade e eventual gratuidade do software livre. "É mais um passo em direção a democratização da informação, da qual somos privados pelos grandes conglomerados empresariais da comunicação em nosso país. Seja Você! Seja GNU! Seja Livre!", lê-se em um trecho da mensagem. Uma cópia do e-mail fraudulento, fornecida pela ABTA, pode ser vista aqui.

O link indicado para o download do tal programa "milagroso" remetia o usuário ao endereço http://www.imagens100.theblog.com.br/carttt.zip, que não está mais disponível.

Para se proteger deste tipo de situação deve-se usar o bom senso e não acreditar em promessas que resultem em vantagens mirabolantes e, muito menos, acessar links de download enviados por e-mails não solicitados.
 
InfoGuerra

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home