Use o nariz para navegar na Web em vez das mãos

Será que a era da navegação na Internet sem as mãos chegou? Dmitry Gorodnichy, um inventor do Instituto de Tecnologia da Informação em Ottawa, Canadá, desenvolveu um sistema de navegação que usa os movimentos do nariz do usuário para direcionar o cursor. A informação foi divulgada hoje pela revista New Scientist.

Para ter mais precisão, um simples piscar de olhos corresponde a um clique do botão da direita ou da esquerda do mouse, informou a revista.

O inventor espera que o mouse movimentado pelo nariz, ou "nouse", facilite o acesso ao computador para as pessoas com deficiências ou pelo menos anime os entusiastas por videogames, que poderão acabar com os vilões em um piscar de olhos.

A tecnologia funciona juntamente com uma Webcam plugada no computador. Antes de utilizar o "nouse", a Webcam tira uma foto do rosto do usuário, focando na ponta do nariz.

Gorodnichy escolheu o nariz porque é mais fácil para ser reastreado do que outras partes do rosto, segundo a revista.

A tecnologia relaciona os movimentos do cursor aos traços do nariz enquanto a cabeça mexe de um lado para o outro. Um software de detecção de movimentos, enquanto isso, é usado para registrar as piscadas dos olhos, para acionar os botões do mouse.

Observadores da indústria têm opiniões divergentes sobre a invenção. Enquanto alguns acreditam que a ferramenta deve ser usada complementando o teclado e o mouse, outros não têm tanta certeza sobre seu uso.

"Não posso ignorar o grande fator de bobagem nesta invenção", disse Joe Laszlo, analista de tecnologia da Jupiter Research. "As pessoas se recusam a fazer coisas que as deixam com cara de bobo e há amplas chances de as pessoas parecerem bobas com isso".
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home