Acesso à Web nas escolas preocupa pais nos EUA

A volta às aulas, para muitas crianças nos Estados Unidos, significa a "volta do acesso à Internet" nas salas de aula, nas quais os melhores programas de software de filtragem nem sempre são infalíveis. Para os pais, porém, o retorno à escola traz muitas preocupações.

As escolas com acesso à Internet nos Estados Unidos geralmente estabelecem "normas de uso aceitável" de computadores, e as divulgam aos alunos e pais, delineando a regras de boa conduta a serem observadas na rede e as salvaguardas contra o acesso a sites inapropriados.

Mas pouco vem sendo feito formalmente para proteger as crianças, em casa ou na escola, contra a "publicidade de imersão" ou os jogos patrocinados por empresas, como os oferecidos no site Neopets, que contêm grande volume de mensagens publicitárias e links para a compra de produtos.

"Isso vem acontecendo sem supervisão da maior parte dos pais e professores," disse Jeff Chester, diretor executivo do Center for Digital Democracy, uma organização em defesa do interesse público que em junho solicitou intervenção da Federal Trade Commission (FTC) para revisar o marketing interativo e as tecnologias de marca usadas para atingir crianças.

O grupo também solicitou que o setor publicitário suspenda o uso desse tipo de técnica até que novas pesquisas sejam realizadas. É certo que a maioria dos estudantes tem pouco ou nenhum tempo para se deixar seduzir por esses sites durante as aulas, quando o uso de computadores está vinculado ao currículo e é acompanhado de perto.

Mas várias escolas dizem permitir algum tempo de navegação na Web depois do encerramento das aulas ou no final do semestre letivo. Determinar se sites de publicidade de imersão ou de jogos patrocinados são ou não ameaças é tarefa deixada a cada professor. Este é o caso da comunidade de bichos de estimação virtuais Neopets.com, com um total estimado em 23 milhões de usuários registrados. Os executivos da Neopets não foram encontrados para comentar o assunto.

"Certamente a filtragem de material indevido é um requisito para as escolas que recebem assistência financeira federal, logo isso é provavelmente um tópico mais importante que a publicidade," disse Wayne Shimizu, consultor de programas no departamento de tecnologia para a educação do departamento estadual de educação da Califórnia.

"Estou certo de que a publicidade é vigiada, e que os distritos escolares a tratam de maneira diferenciada. Mas não existe ainda um padrão de bloqueio," disse.

Reuters


 

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