Vírus turco "conversa" com donos de PCs contaminados

da Folha Online

Foi identificado nesta sexta-feira um vírus de origem turca que "conversa" com os usuários infectados. O Amus.A chega via e-mail com linhas de assunto como "Ouça e Sorria".

Se o usuários abrir o arquivo anexo, o vírus tentará se disseminar para endereços armazenados no micro do usuário e usará o mecanismo de voz do Windows (Microsoft Speech Engine) para dizer a frase: "I am seeing you. Haaaaaaaa. You must come to turkiye. I am cleaning your computer. 5. 4. 3. 2. 1. 0. Gule Gule".

Em português, a frase diz: "Estou vendo você... Você precisa vir à Turquia. Estou limpando seu computador. Gule Gule (Tchau, em turco)".

Depois disso, a praga virtual muda a configuração do Internet Explorer, para que o usuário leia uma mensagem em turco em vez de visitar a página inicial definida pelo internauta. A mensagem reclama dos serviços telefônicos turcos.

"Por sorte, se um usuário receber um e-mail infectado pelo Amus, ele ficará desconfiado e não abrirá o arquivo anexo", afirma Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, empresa especializada em segurança digital que identificou a praga.

A Sophos diz que o vírus não apresenta alta disseminação no momento. Os usuários que mantiverem suas soluções antivírus atualizadas não devem ter problemas com o Amus.A.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home