Programas simulam mesas de DJs profissionais

JULIANO BARRETO
free-lance para a Folha de S.Paulo

Não é preciso ter aparelhos caros ou ser um DJ experiente para criar músicas com ajuda de um computador. Usando programas simples e arquivos gratuitos, o usuário pode se divertir e dar os primeiros passos como compositor ou produtor musical.

O famoso programa para produção e mixagem Pro Tools, por exemplo, tem uma versão gratuita para PC e Macintosh em www.digidesign.com/ptfree.

Na versão para Windows, o pacote de instalação do software tem aproximadamente 32 Mbytes e só funciona nas versões 98 e Me. Para o Windows XP, é necessário usar a versão paga.

O grande número de janelas e opções do Pro Tools, no entanto, pode confundir os iniciantes. Opções menos sofisticadas, como o AnalogX Scratch (381 Kbytes, grátis em www.analogx.com/contents/download/audio/scratch.htm) e o Atommix MP3 (3,1 Mbytes, com versão de testes em www.atomixmp3.com/download.html), são mais indicadas. Com o AnalogX Scratch, basta selecionar dois arquivos de áudio e testar as várias opções de velocidade e volume do som.

Já com o Atommix MP3, que tem uma interface que simula uma mesa de som de DJ, o aspirante a músico encontra recursos para controle de transição entre uma música e outra, contagem de BPMs (batidas por minuto) e simulação de scratch (técnica de girar os discos em movimentos aleatórios) com mouse.

A versão completa do Atommix custa US$ 59,95 e pode ser comprada junto com outros programas para edição de áudio produzidos pelo mesmo fabricante.

Ao simular as mesas de som dos DJs, chamadas de pick-ups, esses programas permitem que o usuário aumente ou diminua a velocidade de execução de uma música e também consiga misturar sons do começo e do fim das faixas com ajuda de efeitos para transição gradual (fade in e fade out).

Entre as outras opções gratuitas, há também o KraMixer DJ (1,8 Mbytes, em www.kramware.com). O programa oferece opções para mixagem de arquivos de música digital e criação de loops (repetição de um trecho de música) e conta com a tecnologia FMOD, a mesma usada na produção de sons para jogos dos consoles PlayStation 2 e Xbox.

Outro destaque para os DJs caseiros é o SAM2 Party DJ, que custa US$ 69, mas tem uma versão gratuita para testes no endereço www.spacialaudio.com/downloads/index.html.

Além das opções de contagem de batidas e controle de volume, o SAM2 Party DJ traz uma coleção de efeitos especiais para vozes e sons variados de bateria.

Quem procura ainda mais facilidade deve também experimentar o Ots CD Scratch 1200 (cdscratch.com), que é grátis. Ele tem menos recursos profissionais, mas permite brincar de fazer scratch de uma maneira simples.

Samples

Para criar músicas, os samples (trechos de sons com batidas, solos de guitarra ou teclado, por exemplo) são essenciais.

É a partir de repetições (loops) feitas com eles que as músicas tomam forma.

Em sites como o Loops.net (www.loops.net), o SampleNet (www.samplenet.co.uk) e o Loopasonic (www.loopasonic.com), o usuário encontra centenas de samples divididos em categorias e em formatos populares como MP3 e WAV.

Especial

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home