Estudantes criam máquina de lavar que fala para ajudar cegos

da Folha Online

Estudantes de engenharia da Universidade Estadual de Michigan modificaram uma máquina de lavar para torná-la mais acessível aos deficientes visuais. A idéia foi colocar um sistema de voz na máquina. Toda vez que uma pessoa escolhe uma função, a máquina fala qual recurso foi selecionado.

Um botão de status também foi colocado na máquina --ele serve para indicar o andamento da lavagem e quais recursos foram escolhidos.

A invenção está sendo testada por um casal de cegos, Michael Hudson, diretor do departamento da universidade responsável por estudantes deficientes, e Carla, sua esposa.

"Estou tão empolgado com a tecnologia e, pela minha perspectiva, agora é melhor lavar as roupas", disse Michael Hudson ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

"Minha esposa adora a máquina, em partes porque é uma máquina muito boa e também porque ela agora sabe que escolheu todas as funções corretamente."

Equipe

A equipe responsável pela modificação foi supervisionada pelo professor Erik Goodman. No próximo semestre universitário, Goodman pretende colocar um novo grupo de pessoas para trabalhar na máquina.

"Dessa vez vamos procurar desenvolver alguma coisa que possam ser incluídas em linhas de produção. Essa primeira máquina teve muitas adaptações", disse. Segundo ele, isso torna o produto muito experimental para que as fabricantes de máquinas de lavar possam produzir em série a máquina falante.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre deficientes visuais
  •  

     Arquivo de noticias...   clic aqui    

    Mais noticias. clic

    Webmaster

    Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

    Home