Novo vírus tem mecanismo para roubar senhas dos internautas

da Folha Online

Os hackers embutiram um programa do tipo "sniffer" --usado para roubar nomes de conta e senhas dos usuários-- na última versão do vírus SDBot. Apesar de o vírus não estar se espalhando com velocidade pela web, as empresas de segurança pedem cautela.

Isso porque a praga tem mecanismos que registram todas as teclas digitadas pelo usuário (mecanismo também conhecido por keylogger), além de outras ferramentas que permitem que hacker controlem o computador dominado remotamente.

Os sniffers geralmente são usados para monitorar o tráfego de rede --muitas vezes eles servem para fazer diagnósticos sobre o comportamento de uma rede. Nesse caso, porém, suas funções estão sendo usadas com objetivos maliciosos.

Ao enxertar um sniffer em um vírus que se espalha automaticamente pela web, os hackers podem conseguir mais facilmente listas com nomes e senhas de usuários.

Segundo a TrendMicro, o SDBot.UH procura senhas de redes e logins de contas do Paypal, sistema de pagamento on-line. Além disso, ele procura números de série de jogos.

"Caso as pragas descritas pela TrendMicro consigam enviar os dados para os hackers, elas devem causar problemas muito piores para os internautas", disse Patrick Nolan, pesquisador de segurança do Internet Storm Center, ao site "The Register" (www.theregister.co.uk).

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home