Nova lente deixa a imagem "sempre em foco"
 

Jo Twist

Cientistas britânicos desenvolveram uma lente de câmera que assegura que as imagens sempre estejam em foco. O físico Andy Harvey, da Universidade Heriot Watt, de Edimburgo, disse que se trata de "um sistema simples com uma lente simples" que usa um codificador óptico em que nenhuma informação da imagem é perdida.

A tecnologia, desenvolvida, a princípio, para uso militar, poderia ser utilizada em telefones celulares com câmeras fotográficas.

Harvey apresentou sua pesquisa na conferência Photon 2004, do Instituto de Física da Grã-Bretanha.

Frente de onda
A profundidade do campo e o ajuste do primeiro plano e do fundo são problemas para muitos tipos de sistemas de imagem. Fotos borradas ocorrem quando informações são perdidas no processamento das imagens.

A equipe de Harvey, em parceria com a empresa QinetiQ, ex-agência de pesquisa de defesa da Grã-Bretanha, desenvolveu as lentes com um codificador óptico. O sistema codifica a imagem de maneira que sempre pareça a mesma sem perder qualquer informação.

O método foi originalmente proposto por Edward Dowski, da Universidade do Colorado, para microscópios. "Nosso sistema faz com que uma imagem nunca fique fora de foco. Então, se você quiser tirar uma foto do meu nariz com uma árvore na distância, eu posso focá-los ao mesmo tempo", disse Harvey.

A pesquisa é de interesse especial para a indústria de defesa, ele adicionou, porque os militares gostariam de que cada soldado pudesse carregar facilmente um equipamento do tipo.

Segundo o físico, já que muitos telefones celulares têm computadores e poder de processamento, o sistema poderia, eventualmente, ser usado em telefones com câmera.

Mark Squires, porta-voz da Nokia, disse que esse poderia ser um desenvolvimento útil para celulares no futuro. "Celulares com câmeras estão seguindo o desenvolvimento similar ao das câmeras digitais. Uma vez que eles conseguirem alcançar a tecnologia convencional, então as lentes se tornarão importantes e, se há uma maneira de aperfeiçoá-las, nós gostaríamos de dar uma olhada nisso", afirmou.


 
BBC Brasil

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home