PCs desprotegidos não sobreviveriam 20 minutos on-line

da Folha Online

Micros sem nenhum tipo de proteção contra ameaças digitais --como antivírus, firewalls e atualizações de segurança-- não sobreviveriam mais do que 20 minutos a um ataque, afirma o Sans Institute, especializado em segurança digital. Em 2003, esse tempo era de 40 minutos, de acordo com o mesmo instituto.

Segundo o estudo, o tempo não é suficiente para baixar as atualizações de segurança mais críticas, que poderiam proteger o sistema operacional de códigos maliciosos.

O Sans calculou o tempo médio de sobrevivência de um PC on-line com base no tempo que um vírus leva para identificar um computador vulnerável e atacá-lo.

"Um sistema desatualizado seria infectado por um vírus rapidamente", disse o grupo, por meio de um comunicado. O tempo, porém, é apenas uma média e pode variar de acordo com a rede, afirmou o instituto, informou o site inglês ZDNet (www.zdnet.co.uk).

Bloqueio

Uma maneira de garantir a "sobrevivência" dos micros no meio digital é por meio de bloqueios de portas, tarefa que deve ser feita pelos provedores de acesso. "Dependendo do provedor, as portas de acesso mais usadas por vírus são bloqueadas automaticamente", afirmou. "Como resultado, esses usuários "sobrevivem" por muito mais tempo."

"Por outro lado, as redes universitárias e usuários com acesso à internet em alta velocidade estão mais propensos a ser atacados do que aqueles que navegam por linhas discadas", disse o estudo.

Download

O principal problema, diz o Sans, é que os internautas virtualmente não têm tempo para baixar as atualizações de segurança mais importantes. Isso acontece pois a indústria de tecnologia está acostumada a confiar no modelo de lançar correções de segurança depois que o problema é detectado.

Durante uma apresentação na Microsoft TechEd (evento voltado para desenvolvedores de aplicativos para a Microsoft), o consultor de segurança Fred Baumhardt disse que é capaz que um vírus derrube todos os sistemas em um futuro não muito distante.

"Ninguém terá tempo para detectar [a praga digital]. Ninguém vai ter tempo para criar correções de segurança ou definições de vírus e eliminar a praga. Isso mostra que as atualizações não são a solução", afirmou Baumhardt.


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home