EUA usam nova tecnologia para propaganda dirigida

Grandes empresas norte-americanas estão recorrendo a sistemas digitais para acompanhar a distribuição de publicidade em domicílios dos Estados Unidos. Elas estão usando um sistema que muitos acreditam ser capaz de revolucionar a publicidade da mesma forma que os códigos de barras mudaram a maneira de se vender produtos em um mercado.

No futuro, o método talvez permita que os anunciantes dirijam publicidade a domicílios específicos. As quatro principais redes de televisão norte-americanas - CBS, ABC, NBC e Fox - assinaram acordos para o uso de um novo código de 12 caracteres que permite o rastreamento de toda publicidade.

O sistema está sendo promovido como novo padrão para a fiscalização do setor publicitário dos Estados Unidos, que movimenta US$ 263 bilhões ao ano, disseram as duas organizações setoriais publicitárias que estão apoiando a tecnologia.

Denominada Ad-ID, a nova técnica vem sendo comparada à introdução do código individual de produto -UPC ou código de barras- que há 30 anos mudou a maneira pela qual as cadeias de supermercado registram e distribuem seus estoques em todo o mundo.

O sistema Ad-ID oferece aos anunciantes um sistema centralizado e operado via Internet que ajuda a designar códigos individuais para seus anúncios. Mais de 100 importantes anunciantes, bem como outras associações setoriais, endossaram a tecnologia. A adesão das principais redes de TV aberta abre caminho para o uso do sistema como padrão.

Os criadores do Ad-ID são a Association of National Advertisers (ANA) e a American Association of Advertising Agencies. "Não existe autoridade central anterior ao sistema", disse Barbara Bacci Mirque, vice-presidente sênior da ANA, que representa 330 grandes anunciantes norte-americanos, à Reuters. "Agora passa a existir uma autoridade central."

Os anunciantes estavam trabalhando na adoção de seu código analógico de oito caracteres, para acompanhar comerciais de TV, principalmente, um sistema antiquado e improvisado incapaz de cobrir publicidade distribuída pelos novos veículos que vêm explodindo no mercado, como as centenas de canais de TV a cabo e via satélite ao rádio e à Internet.

Com o Ad-ID os anunciantes poderão ganhar a inédita capacidade de ver como seus investimentos em propaganda afetam as vendas. Isso deve ser reforçado ainda mais quando o varejo adotar a tecnologia de identificação via ondas de rádio a curta distância RFID, capaz de acompanhar a movimentação de produtos individuais dentro de uma loja, por exemplo.

Em cerca de cinco anos, o Ad-ID e o RFID poderão ser usados de maneira conjunta, disse Peter Sealey, professor de marketing da Universidade da Califórnia. "Aí nós poderemos saber se o comercial chegou até o público alvo e se ele comprou o produto também", disse Sealey.
 
Reuters

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home