Médicos usam coração virtual para tratar bebês
 

Tracey Logan
 
A realidade virtual está ajudando médicos dinamarqueses a diagnosticar defeitos no coração em bebês recém-nascidos. A nova técnica transforma imagens comuns produzidas convencionalmente por técnicas de escaneamento (como ultra-sonografia) em modelos de corações gigantes em três dimensões, nos quais os médicos podem navegar e explorar de qualquer ângulo.

Uma em cada 100 crianças nasce com uma cardiopatia. Como os corações dos recém-nascidos são do tamanho de uma ameixa, até os grandes especialistas têm dificuldades para descobrir a natureza de algumas das cardiopatias. O sistema de realidade virtual ajuda no diagnóstico, eliminando uma parte do trabalho de sensibilidade dos médicos.

Defeitos
O cirurgião infantil Ole Kromann Hansen tem utilizado o sistema em caráter experimental com seus pacientes no Hospital Universitário Aarhus. Hansen disse à BBC que toda a equipe pode ver o coração de uma só vez e discutir o problema sabendo que o diagnóstico foi feito com todos os médicos vendo o coração do mesmo ângulo.

Uma pesquisa publicada na revista Circulation no mês de julho afirma que as imagens em realidade virtual podem destacar defeitos congênitos que poderiam facilmente passar despercebidos por médicos estudando mapeamentos feitos por scans normais.

O sistema também permite que o médico reverta a imagem em três dimensões ao scan original, em duas. O desenvolvimento da técnica foi realizado em colaboração com o centro para Visualização e Interatividade da Universidade Aarhus.

O próximo passo será permitir que cirurgiões como Hansen possam praticar as operações planejadas em seus pequenos pacientes. Por enquanto, o cirurgião ressalta outras vantagens das imagens virtuais do coração dos bebês.

"É difícil explicar aos pais que tipo de defeito de coração o seu filho tem", explica o médico. "Às vezes, o problema é bastante complicado e a imagem em três dimensões ajuda os pais a ver e entender o funcionamento do coração do filho."
 
BBC Brasil

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home