Vírus de e-mail estão cada vez mais inteligentes

Os vírus de computador difundidos por e-mail estão ganhando sofisticação e mais inteligência, com a união de forças que aparentemente vem acontecendo entre os criadores de vírus e os praticantes de spam.

A MessageLabs, que provê serviços de bloqueio de vírus para os sistemas de e-mail de seus clientes, informou ter analisado 5,6 bilhões de mensagens de e-mail entre janeiro e junho de 2004 e constatado que uma em cada 12 delas continha alguma espécie de vírus que havia penetrado os firewalls usados com o objetivo de contê-los.

A MessageLabs usualmente analisa 50 milhões de mensagens de e-mail de seus clientes ao dia, e entre os usuários de seus serviços há agências governamentais e empresas do governo britânico, o Bank of New York e a gigante japonesa da tecnologia Fujitsu .

Embora o número de e-mails enviado em todo o mundo não seja coberto pelo estudo, o problema dos vírus de computador pode ser imenso. Eles têm a capacidade de sobrecarregar computadores com mensagens, causar o desligamento automático de sistemas e às vezes podem desativar máquinas inteiras.

Em agosto de 2003, o worm "Blaster" se difundiu rapidamente pelo mundo, infectando entre 200 mil e 300 mil computadores, com base em estimativas de fontes que variam da Symantec, dos Estados Unidos, à Kaspersky Labs, de Moscou.

Pouco mais tarde, o vírus "SoBig.F" espalhou-se pelo planeta, derrubando redes de e-mail. No período, a America Online anunciou ter bloqueado a distribuição de 23,2 milhões de cópias do SoBig.F, e a MessageLabs estimou que um em cada 17 e-mails enviados estivesse infectado com o vírus.

Outro estudo da MessageLabs, quanto ao primeiro semestre de 2003, mostrou que um em cada 208 e-mails continha vírus no período, ante índice de um em 392 para o primeiro semestre de 2002.

A MessageLabs informou acreditar que a principal ameaça de segurança para os sistemas de e-mail no primeiro semestre de 2004 é a cooperação mais estreita entre os criadores de vírus e os praticantes de spam - o uso de e-mail para difundir mensagens não solicitadas de publicidade de produtos ou serviços.
 
Reuters

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