Rede recria o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda

da Folha de S.Paulo

Em 5 de agosto de 1954 ocorreu o crime da rua Tonelero, um atentado contra o jornalista Carlos Lacerda que entrou para a história por desencadear o processo que levou o presidente Getúlio Vargas a cometer suicídio.

Um relato do ocorrido naquele dia está em copacabana.com/r-tonel.shtml.

O site do Banco de Dados Folha, em www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque/brasil_03jan1955.htm, traz relato sobre o ano de 1954, contextualizando o atentado e a política do país.

O alvo do atentado era o jornalista Carlos Lacerda. Veja a biografia de Lacerda no link www.alerj.rj.gov.br/memoria/historia/govgb/lacerda.html.

Veja a foto de Lacerda após o atentado no endereço www.oab.org.br/hist_oab/primeiros_anos.htm, do site da Ordem dos Advogados do Brasil.

A vítima naquele dia foi o major da Força Aérea Brasileira Rubem Vaz, que hoje dá nome a um túnel na cidade do Rio de Janeiro, como visto em copacabana.com/tu-major.shtml.

Oficialmente, o mandante do crime foi Gregório Fortunato, chefe da segurança pessoal de Vargas. O presidente sofria ferozes ataques de Lacerda. Em jovempan.uol.com.br/jpamnew/destaques/memoria/index.php?pagina=129 há registro sonoro de Fortunato alegando inocência. Em outro documento sonoro, a aeronáutica apresenta os responsáveis pelo atentado.

No endereço jbonline.terra.com.br/jseculo/1954.html, do "Jornal do Brasil", há resumo dos acontecimentos daquele mês. Veja no link copacabana.com/tonelero.txt o relatório do inquérito policial militar

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home