Google é usado para encontrar números de cartão de crédito

da Folha Online

O Google está --involuntariamente-- se tornando um aliado dos hackers. Especialistas de segurança revelaram, no início dessa semana, que os invasores estão usando o site de buscas mais popular da web para localizar servidores vulneráveis.

Mas os criminosos digitais também descobriram um novo uso para o mecanismo de pesquisa: descobrir números de cartão de crédito roubados. Segundo o site "CNET News.com" (news.com.com), a lista de informações financeiras inclui os nomes dos donos dos cartões, endereços e telefones, além dos dados sobre os cartões.

Os dados, aparentemente, eram antigos, mas a reportagem da "CNET" ligou para alguns dos telefones e descobriu que as informações ainda eram válidas.

"Parece que todo mundo tem algum truque no Google", disse Chris Wysopal, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da @Stake, empresa de segurança digital. "Essas informações deveriam ser secretas, mas foram expostas na rede ou por causa de um erro de configuração ou por que alguém roubou os dados."

O especialista diz ainda que existem várias maneiras de usar o Google para localizar informações financeiras. Além disso, vários sites ensinam como obter os dados por meio de falhas de segurança e como usar ferramentas de busca para encontrar as informações.

O Google acaba sendo o mecanismo de busca mais usado porque oferece recursos que outros sites não contam --como pesquisas numéricas avançadas, úteis para encontrar números de cartões de crédito.

O Google não comentou a reportagem, por causa do período de silêncio que a companhia deve respeitar antes de abrir seu capital, o que deve acontecer na metade deste mês.

Uma fonte da empresa, porém, disse que o site tem uma ferramenta para que os webmasters removam páginas do banco de dados do arquivo do Google, caso o conteúdo não deva estar na internet.

Os usuários que virem seus dados pessoais na internet, podem mandar um e-mail para o endereço help@google.com pedindo para que as informações sejam removidas.


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home