Conheça software que ajuda deficiente visual

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha de S.Paulo

"Sou deficiente visual e gostaria de saber se é possível conseguir baixar da internet jornais e livros de forma que eu possa ler em fonte ampliada ou ouvir. Também gostaria de obter algum software que faça leitura em voz alta. Se puderem me informar onde conseguir, agradeço. (Celso Ferreira)

Resposta

Inicialmente, vou recomendar o uso do programa ReadPlease 2003, que pode ser obtido no site www.readplease.com. Esse programa é gratuito na sua versão básica e realiza a leitura em voz alta do texto que é colocado no seu editor.

Você pode abrir um arquivo de texto ou usar o recurso de cortar e colar para inserir o texto que você deseja que seja lido. Em sua configuração padrão, o programa lê textos em inglês.

Se você colocar qualquer texto em português, ele vai ser lido com sotaque americano. Mas isso pode ser resolvido: você deve baixar, do mesmo site, as vozes com pronúncia em português.

Instalei o produto e o arquivo de voz numa máquina com sistema operacional Windows 2000 e o funcionamento foi perfeito.

O programa também torna mais fácil a leitura por meio do aumento do tamanho da fonte e contraste das cores das letras.

No mesmo site, você pode obter o software ReadingBar, que é um programa complementar (plug-in) para o Internet Explorer. Esse programa instala uma nova barra de ferramentas, que permite a leitura das páginas que você acessa na internet.

Na versão atual, o programa lê páginas com o idioma inglês definido como padrão.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home