Sites buscam e selecionam notícias para o internauta

da Folha de S.Paulo

Na última semana, a Microsoft e o portal da rede de televisão norte-americana NBC lançaram o NewsBot (newsbot.msnbc.msn.com), uma página de notícias escolhidas automaticamente pelo computador. O Google já oferece um serviço semelhante, o Google News (news.google.com).

Segundo o anúncio oficial, o mecanismo da Microsoft, que atualmente funciona em versão de testes, busca notícias em aproximadamente 4.800 fontes diferentes e tem a capacidade de adaptar a ordem de publicação das manchetes de acordo com as preferências pessoais de cada usuário. O serviço do Google, que, apesar de estar há mais de um ano no ar, também está em versão de testes, divulgou que realiza a busca em 4.500 fontes.

As informações do Newsbot estão traduzidas para 18 idiomas diferentes e as do Google para dez, porém ambos não possuem versão em português.

Os dois portais utilizam tecnologias de seus sistemas de busca (MSN Search e Google) para encontrar as notícias recém-publicadas. A organização é feita a partir do número de visitas e links que estão direcionados a cada notícia. Apesar de utilizarem critérios semelhantes, não é raro ver as duas páginas dando destaque a notícias diferentes.

Nos testes realizados pela reportagem, enquanto o Newsbot mostrava os atentados no Uzbequistão como principal manchete, o Google News destacava a situação dos prisioneiros na base militar de Guantánamo.

A diferença também persiste nos resultados dos mecanismos de busca de notícias. Numa pesquisa pela palavra-chave "Corinthians", o Google News mostrou como primeiro link uma notícia sobre a possível transferência do jogador Edu, ex-Corinthians. Já o Newsbot apresentou um link sobre a última partida realizada pelo time paulistano.

As informações estão organizadas de forma melhor no Newsbot. É possível ir direto ao tópico desejado apenas apontando a seta do mouse para os menus laterais que dividem as notícias por assuntos.

Ao colocar a seta sobre a seção de esportes, por exemplo, opções como golfe, tênis e olimpíadas aparecerão na tela. As imagens que ilustram as notícias do Newsbot também são maiores que as do Google News.

Outros endereços

Para encontrar uma notícia, o usuário pode utilizar o sistema de busca Daypop (www.daypop.com). Ele possui opções para pesquisar blogues e portais de notícia do mundo todo.

Para quem prefere se informar por meio de diários virtuais, uma boa opção é o Blogdex (blogdex.media.mit.edu). O site cria uma lista com links para os assuntos mais comentados em blogues. Com ajuda do portal News Index (www.newsindex.com), é possível receber boletins de notícias por e-mail ou adicionar uma janela na área de trabalho que exibe manchetes de vários sites.

Também existem as páginas para visualização de notícias no formato RSS (Rich Site Sumary). Com elas, o usuário é capaz de ler cabeçalhos e versões resumidas de informações vindas de jornais e blogues. No site News is Free (www.newsisfree.com), há links para várias fontes de informação. Há, inclusive, um projeto brasileiro que explica como o RSS funciona (www.rssficado.com.br).

Para os aficionados em informática, a melhor opção é o Daily Rotation (www.dailyrotation.com), que traz manchetes de mais de 300 sites especializados em informática e tecnologia.

www.netmarkt.com.br/noticia



 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home