IBM consegue primeiro cliente para supercomputador

A IBM informou que a Mayo Clinic será a primeira cliente comercial a usar o supercomputador Blue Gene. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. A Mayo Clinic é uma organização sem fins lucrativos baseada em Rochester, nos Estados Unidos, com unidades de pesquisa na área médica. O Blue Gene será usado para a descoberta de causas de doenças e curas.

O vice-presidente sênior de Sistemas e Tecnologia da IBM Bill Zeitler disse que o uso de supercomputadores vai liderar os avanços na ciência e na medicina. A IBM, maior empresa de informática e serviços de tecnologia do mundo, tem procurado formas de ampliar o crescimento de sua receita e do lucro. A área de supercomputadores está dentro dessa estratégia.

A IBM investiu US$ 100 milhões no Blue Gene, projetado para complexos cálculos matemáticos, como por exemplo a forma como proteínas se juntam e modelagem de vírus. O Blue Gene é parte da próxima geração de supercomputadores da IBM e tem como base chips usados no GameCube, da Nintendo.

A empresa norte-americana tem atualmente dois centros de supercomputação que podem ser oferecidos para uso comercial. Juntos, os centros têm capacidade de executar 17 trilhões de operações matemáticas por segundo. Zeitler disse que nos próximos dois anos a capacidade pode ser elevada em 100 vezes.
 
Reuters

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home