Escuta de teclados pode revelar senhas
 

Com US$ 200 (cerca de R$ 600) em equipamentos de captação e processamento de sons e um software de redes neurais, é possível identificar a senha digitada em teclados de computador, caixas eletrônicos, telefones e outros dispositivos, apenas captando o som emitido pela digitação, revela o site SearchSecurity.

O aviso é resultado de pesquisa do cientista da IBM Dmitri Asonov apresentada no simpósio sobre segurança e privacidade promovido pelo IEEE (Instituto de Engenharias Elétrica e Eletrônica) entre 11 e 14 de maio. De acordo com o cientista, a camada de borracha que quase todos os teclados possuem emite um som único a cada tecla pressionada, que pode ser decriptografada pelo software.

A mesma tecla precisa ser "ouvida" cerca de 30 vezes para que o software possa identificá-la corretamente, mas o programa pode ser "treinado" de modo a identificar os sons das mesmas marcas e modelos de teclados. Durante sua pesquisa, Asonov garante ter conseguido uma taxa de sucesso de até 80%.

O pesquisador afirma ainda que seria possível identificar apenas algumas teclas e extrapolar os resultados com algoritmos de análise acústica. Também não é preciso que a qualidade do som seja boa para que o sistema consiga identificar corretamente o que é digitado: é possível decifrar teclas a partir de sons captados por um celular.

Asonov recomenda que se mantenham as portas fechadas e a utilização de protetores plásticos de teclado para dificultar a identificação das teclas digitadas.
 
InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home