Wal-Mart terá sistema de rastreamento de produtos

A maior rede de varejo do mundo, Wal-Mart Stores, afirmou hoje que está no cronograma certo para lançar em janeiro do ano que vem uma tecnologia de rastreamento de estoques que usa ondas de rádio para transmitir várias informações sobre um produto e tem potencial para substituir os atuais códigos de barra.

A empresa se reúne no mês que vem com 300 de seus maiores fornecedores para discutir os detalhes de implantação da tecnologia de etiquetas RFID. A tecnologia usa frequências de rádio para transmitir informações como o que uma caixa contém, onde os produtos foram fabricados ou quando eles perderão validade.

O Wal-Mart espera que a RFID reduza custos de distribuição e roubos. Porém, críticos da tecnologia afirmam que ela é muito cara e pode comprometer a privacidade dos consumidores se as lojas a usarem para rastrear as mercadorias depois que os compradores saírem das lojas.

O presidente-executivo da divisão norte-americana do Wal-Mart, Michael Duke, afirmou que a empresa terá 137 importantes fornecedores afixando etiquetas RFID em embalagens de produtos até janeiro de 2005, nas lojas da região do Texas.

Duke pediu para os fornecedores e competidores usarem logo a tecnologia para que os custos caiam e o RFID se torne um padrão da indústria. Ele comparou as críticas feitas atualmente contra tecnologia àquelas lançadas quando os códigos de barras foram criados.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home