Sony desenvolve drive combo de DVD de luz azul

O conglomerado de eletrônicos Sony anunciou na segunda-feira que desenvolveu uma cabeça óptica que é capaz de gravar e tocar DVDs de próxima geração que usam a tecnologia de laser azul Blu-ray.

A NEC anunciou em dezembro do ano passado que desenvolveu a primeira cabeça óptica do mundo que combina laser vermelho, que lê e grava discos de DVD atuais, e laser azul, que será usado nos discos de próxima geração.

A NEC planeja lançar um produto comercial em 2005. A Sony começou as vendas do primeiro gravador de DVD de alta definição que usa tecnologia de luz azul em 2003.

O laser azul é capaz de gravar quatro vezes mais dados em uma mesma área que o raio vermelho. E a proliferação de televisores de alta definição deve impulsionar as vendas de gravadores de DVD com laser azul.

A Sony faz parte de um consórcio que apóia a tecnologia Blu-ray e inclui os maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo, como Philips e Matsushita Electric Industrial, fabricante de produtos com a marca Panasonic.

A NEC e a Toshiba, por outro lado, apóiam o padrão rival HD-DVD, que recebeu apoio do DVD Forum, uma associação da indústria que reúne cerca de 220 companhias de mídia e de produtos eletrônicos.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home