Revolução digital logo chega ao telefone fixo


Mais uns poucos anos, o bom e velho telefone fixo de sua casa vai ganhar acesso à internet. Você poderá movimentar dados e ver o rosto do outro lado da linha. É a Telefonia IP, diferente de VoIP.

Fernando Grecco

Nos últimos anos, diversas formas de comunicação têm se convertido da tecnologia analógica para a digital. Exemplos recentes são as câmeras fotográficas digitais, que hoje estão até nos celulares.

E agora, chegou a vez da telefonia fixa!

Entretanto, nesse mundo tecnológico composto por tantas siglas, Voz Sobre IP (VOIP) e Telefonia IP podem ser facilmente confundidas. Porém, entre as duas existe um universo composto por cabos, fios e computadores, que as tornam inevitáveis. Mas não iguais.

A tecnologia de Voz Sobre IP (VOIP) já vem sendo adotada há vários anos no mundo empresarial, em redes de dados privadas (linhas dedicadas) para reduzir custos de ligações entre filiais. Ou seja, o sinal de voz analógico é convertido em digital e passa pela rede usada na comunicação entre os computadores de uma companhia com matriz em São Paulo e filiais em outros estados, reduzindo sensivelmente os custos com interurbanos.

Isso é possível porque a VOIP utiliza a infra-estrutura de dados, mas mantém a analógica (aparelhos telefônicos convencionais).

Já a Telefonia IP, que pode ser considerada a grande inovação deste começo de milênio, utiliza aparelhos de telefone especiais, que se conectam diretamente a rede de computadores recebendo voz, dados e até imagens, promovendo uma integração completa entre as redes de dados e a de voz.

Por outro lado, as vantagens da Telefonia IP são tantas, que ainda pouco se sabe a respeito. Isso tem levado a discussões centradas apenas na questão do custo, esquecendo-se que o número de "benefícios" é bem maior do que se imagina.

Vamos a eles:

Integração: a vantagem mais evidente é a integração, pois ao invés de duas estruturas independentes, de dados e telefonia, passa a se utilizar uma mesma infra-estrutura para voz e dados, que pode trazer economia de investimento inicial, suporte e manutenção.

Outra grande tendência é o computador e o telefone se tornarem um único equipamento. Hoje em dia já existem aplicativos (um deles chamado SoftPhone, da Cisco) que permitem que o usuário opere um telefone IP a partir da tela de seu computador, sem precisar de um aparelho telefônico.

Aplicações: este é o grande "pulo do gato" da telefonia IP. Por estar totalmente interligada a rede de dados, os Telefones IP podem funcionar como computadores ligados à internet. Alguns modelos dotados de visor de cristal líquido (e até coloridos) conseguem navegar em aplicativos específicos tais como consulta a bancos de dados de notícias, informações sobre tempo, consulta a organizações de crédito, comércio eletrônico, entre outros.

Mobilidade: por ser feito via rede de computadores, a telefonia IP pode utilizar a internet como meio de comunicação e desta forma, através de uma conexão em banda larga você pode ativar o seu ramal em qualquer lugar do mundo, trabalhando como se estivesse na empresa, fazendo e recebendo ligações!

Convergência: este é outro grande benefício da Telefonia IP. À medida que os links de alta velocidade baixam de preço e conexões rápidas à internet ficam cada vez mais acessíveis, existe a possibilidade de convergência de outras aplicações, como a de videoconferência junto com a voz. Dessa forma, o computador, com uma webcam, passa a funcionar como uma estação de videoconferência, que recebe não só a chamada, mas também a imagem da pessoa com quem se está falando.

Período de Transição: para usuários que querem testar os benefícios da Telefonia IP antes de optar pela conversão completa, existem formas de utilizar centrais híbridas, que suportam aparelhos convencionais e IP. Desta forma, a transição se torna mais suave, e os usuários podem optar por utilizar a nova tecnologia apenas em áreas ou aplicações onde os benefícios valeriam o investimento adicional.

Em outras palavras, a adoção desta tecnologia é inevitável. É apenas uma questão de tempo, como aconteceu com os celulares, que já ultrapassaram os telefones fixos em quantidade no Brasil.

Pode até demorar um pouco para chegar a sua casa, mas com certeza nos próximos três ou cinco anos será um padrão onde você trabalha. [Webinsider]

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home