Yahoo e Google travam guerra

A Yahoo anunciou esta semana vários planos para melhorar seus serviços, entre eles a ampliação da capacidade de armazenamento de suas contas de e-mail gratuito, numa clara medida para tentar vencer mais uma batalha contra o Google, sua grande rival. A empresa planeja ampliar para 100 megabytes o limite de seu serviço de e-mail gratuito, uma capacidade de armazenamento "virtualmente ilimitada" para os usuários que pagam por este serviço e a implementação de importantes melhoras no mercado de buscas.

O anúncio deste portal da internet chega um mês depois que o Google lançasse em fase de testes o serviço de e-mail "Gmail", que oferece um gigabyte de armazenamento, uma quantidade muito superior à da Yahoo e do Hotmail, da Microsoft, com capacidade para apenas dois megabytes. Jim Brock, vice-presidente da Yahoo, disse na quinta-feira em São Francisco (Califórnia) que estas melhoras se devem à vontade de aperfeiçoar as condições de uso, e não à rivalidade com o Google.

No entanto, suas palavras contradizem as de Terry Semel, presidente executivo da companhia, que se referiu nesse mesmo dia aos ambiciosos planos da companhia e disse que a "Yahoo é líder da internet e tem a intenção de continuar sendo". Os executivos da Yahoo informaram que estão trabalhando em 50 diferentes projetos, que vão desde melhoras nas buscas locais - o equivalente às páginas amarelas - até um serviço feito sob medida.

Seguindo o exemplo dado por Jeff Weiner, responsável por uma das divisões de busca, esta última novidade fará com que, quando o usuário introduzir a palavra "Chicago", aparecerão diferentes opções, que irão desde o filme vencedor de vários Oscar, passando pela própria cidade no estado de Illinois e até a banda de rock do mesmo nome. Desta maneira, com mudanças que parecem imitar as propostas feitas nas últimas semanas pelo Google, a rivalidade entre as duas empresas do Vale do Silício é cada vez mais ousada.

A Yahoo deixou em fevereiro o serviço de busca do Google para criar o seu próprio. O Google, por sua vez, disse explicitamente ao anunciar as intenções da empresa em lançar suas ações na bolsa, no final de abril, que Yahoo e Microsoft são seus principais adversários, e que precisa de mais recursos financeiros para competir com eles. A Yahoo tem um longo caminho a percorrer, pelo menos no que diz respeito às buscas, para situar-se cara a cara com seu rival.

Segundo a firma WebSideStory, o Google é líder do mercado de buscas, com 41%, seguido da Yahoo, com 27,4%, e do MSN, da Microsoft, com 19,6%. Para Mark Mahaney, da American Technology Research, isso não significa grande coisa: "Não acredito que a batalha esteja vencida. Temos quase um duopólio", afirmou o analista ao jornal "San Francisco Chronicle". Enquanto isso, a Yahoo conseguiu esta semana uma vitória: seu serviço de busca substituirá o do Google no site da rede de televisão a cabo CNN.

O Google, por sua vez, também anunciou esta semana a implementação de um serviço, por enquanto em fase de testes, que permitirá aos usuários criar grupos de discussão, e que competirá diretamente com o "Yahoo Groups". O líder do mercado de buscas surpreendeu a muitos esta semana quando disse que planeja vender, pela primeira vez, anúncios com imagens e gráficos, o que representará o fim de sua política de incluir apenas texto e deixar seu site sem banners de propaganda.

"Este modelo permite que sejam os anunciantes os que fixarão seu próprio preço", afirmou Tim Armstrong, vice-presidente de publicidade da companhia. Com esta iniciativa, o Google tenta expandir seus programas de publicidade enquanto se prepara para ter suas ações lançadas na bolsa. Quando isso ocorrer, a luta entre os dois titãs da rede supostamente ficará ainda maior.
 
EFE

 

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