Leia na internet a história da telenovela

da Folha Online

A telenovela surgiu no Brasil em 1951 e hoje é um fenômeno latino-americano. Na internet, sites contam a história de sua origem e o noveleiro pode ler os resumos de seu programa na rede.

Um texto enxuto, porém explicativo sobre o gênero, está em www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/comunica/tv/novelas/index.htm.

Tudo sobre Telenovela (www.tudosobretv.com.br/telenovela), por ora, lista as novelas dos anos 50, com sinopse, autor e elenco.

O termo "soap opera" foi cunhado nos anos 30 pela imprensa americana para designar o gênero das radionovelas. Leia mais em www.museum.tv/archives/etv/S/htmlS/soapopera/soapopera.htm. No site www.museum.tv/archives/etv/T/htmlT/telenovela/telenovela.htm, há uma explicação sobre telenovela com links para o Brasil e para o México.

A página www.oclick.com.br/colunas/brandao19.html descreve que foi Ivani Ribeiro que "descortinou os mistérios" que fazem o sucesso das telenovelas".

O dramaturgo Dias Gomes, morto em 18 de maio de 1999 e autor de telenovelas de grande audiência, tem biografia resumida em www.mre.gov.br/cdbrasil/itamaraty/web/port/comunica/tv/novelas/autores/
diasg/
index.htm
. Uma entrevista com o escritor, publicada em 1998, está em www.olharliterario.hpg.ig.com.br/entrevistadiasgomes.htm.

O site sampa3.prodam.sp.gov.br/ccsp/linha/idart%205/televiso.htm também fala sobre Gomes. Como o autor foi membro da Academia Brasileira de Letras, 
o site traz biografia e alguns textos em www.academia.org.br/cads/21/dias.htm. Leia uma discussão sobre a novela "Roque Santeiro", de sua autoria, em www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3?html2=paiva-claudio-roque-santeiro.html.

Uma pequena biografia sobre a teledramaturga Janete Clair (1925-1983), que foi casada com Dias Gomes, está acessível em www.guiadoscuriosos.com.br/lista.asp?id_cur=8547&id_cur_sub=1864. Sobre 
o casal Gomes e Clair, leia mais em www.tribunadonorte.com.br/especial/br500/f14_n6.htm.

Em www.terra.com.br/istoegente/100mulheres/televisao/janete.htm, há biografia sobre ela.

Para ler curiosidades sobre as novelas brasileiras, vá a www.microfone.jor.br/hist_novelas.htm. Em institucional.dana.com.br/cultura/janelamagica/pgs/temas_painel9.htm, há textos e fotos de atores de novelas.

Em www.portaldoleaolobo.com.br/teste012.asp, cheque seu conhecimento 
em novelas. Para ler os resumos semanais das novelas, vá aos sites exclusivo.terra.com.br/tv e televisao.uol.com.br, respectivamente do Terra e do UOL. Neste último, ouça trilhas sonoras.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home