Computador feito de DNA pode vir a tratar doenças

Cientistas deram um passo importante para a criação de um computador de DNA minúsculo que poderá um dia ser capaz de identificar doenças como câncer e liberar dentro do corpo medicamentos para tratá-las.

O professor Ehud Shapiro e pesquisadores do Instituto Weizmann, de Israel, criaram o menor computador biomolecular do mundo há alguns anos. E agora eles conseguiram programá-lo para analisar informações, identificar e tratar câncer de próstata, além de uma forma de câncer de pulmão, em experimentos de laboratório.

"Nós pegamos nosso computador molecular inicial e acrescentamos um módulo de entrada e saída. Com isso o computador pode diagnosticar uma doença e, em resposta, produzir drogas para combater o problema em tubo de ensaio", disse Shapiro.

O computador microscópico é tão minúsculo que um trilhão deles podem ser colocados num espaço de uma gota d'água. O software é feito de moléculas de DNA, que guardam e processam informações codificadas sobre organismos vivos. "Nosso trabalho representa a primeira prova do conceito e a primeira demonstração de uma aplicação real para este tipo de computador", comentou Shapiro.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home