Sony cria DVD de papel com tecnologia Blu-ray

SÃO PAULO - A Sony e a Toppan Printing, que é um dos maiores nomes japoneses da área de impressão, apresentaram na quinta-feira em Tóquio um DVD criado com papel. O disco usa a tecnologia Blu-ray e tem capacidade para armazenar 25 GB de dados.

Segundo a Toppan, o projeto começou há cerca de um ano e 51% do disco é composto por papel. O anúncio oficial do disco de papel, que ainda é apenas um protótipo, será feito na Optical Data Storage 2004, feira que acontece entre os dias 18 e 21 em Monterey (Califórnia).

A tecnologia Blu-ray e sua capacidade de gravar mais de duas horas de programação com alta resolução já estão bem difundidas mundialmente. A novidade aqui fica mesmo por conta do material aliado às técnicas de impressão. Segundo as duas empresas, que garantem que o novo disco terá um excelente sistema de proteção dos dados, uma das maiores vantagens do DVD de papel é que ele poderá ser facilmente destruído pelo usuário - basta uma tesoura - e até mesmo reciclado, o que trará muitos benefícios para o meio-ambiente.

Sony e Toppan vão dedicar suas próximas pesquisas à criação de um processo de produção em massa do novo disco.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home