Pesquisa descobre porque observar os erros dos outros é irritante

Da Redação
Em São Paulo


Pesquisadores holandeses descobriram porque observar o erro de outra pessoa é tão irritante: isso ativa a mesma área do cérebro de quando nós mesmos erramos.

Experiências com voluntários revelaram que o cérebro reage de maneira semelhante tanto quanto a própria pessoa comete um erro quando ela outro errando.

A pesquisa, que será publicada na edição de maio do jornal científico "Nature Neuroscience", foi realizada por cientistas da Universidade de Nijmegen. Eles dizem que o estudo irá ajudar na compreensão de como os humanos aprendem observando uns aos outros.

Os cientistas ligaram eletrodos em 16 voluntários -homens e mulheres- para medir a atividade cerebral enquanto eles faziam uma tarefa simples diante de um monitor: usando um joystick, seguir uma flecha que caminhava pela tela.

Após cada exercício, os participantes eram informados se haviam feito corretamente ou não. Quando as pessoas sabiam que haviam errado, um sinal específico do cérebro era disparado a partir de uma região chamada córtex anterior cingulado.

A mesma reação acontecia quando os voluntários observavam outros durante o exercício e viam quando um erro era cometido. Segundo os pesquisadores, isso sugere que mecanismos neurais semelhantes estão envolvidos no monitoramento das próprias ações e das dos outros.



 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home