Energia solar leva internet à floresta

da Folha de S.Paulo

Três horas diárias, três vezes por semana. Esse é o tempo médio que os índios das tribos dos yawanawas e dos ashanincas podem ficar conectados à internet.

As aldeias contam com duas antenas de recepção de satélite cada uma, mantidas por energia solar. Ou seja, se o tempo estiver chuvoso, são menos dias. Se melhorar, as comunidades podem se conectar cinco dias por semana.

Na aldeia dos ashanincas, Shatsy, 22, usa um programa de comunicação para bater papo on-line com Nane, 23, da aldeia dos yawanawas. As duas lideram o projeto de formação Rede Povos da Floresta. Ambas foram as primeiras mulheres a fazer parte do grupo, formado majoritariamente por homens.

Shatsy e Nane foram ao Rio de Janeiro no ano passado e tomaram aulas para aprender a operar o computador e acessar a internet, abrindo sites ou papeando.

Idealizado pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática), o projeto tem como objetivo a criação de escolas de informática para usar o computador como ferramenta em cursos de capacitação junto às etnias.

O CDI (www.cdi.org.br) fechou parceria com a Comissão Pró-Índio do Acre (www.cpiacre.org.br), que também conta com acesso à internet, mas com conexão de banda larga convencional, uma vez que está localizada em Rio Branco (AC).

Segundo Rodrigo Baggio, diretor-executivo do CDI, a parceria com a Comissão Pró-Índio do Acre "foi estratégica, uma vez que eles recebem dezenas de etnias para fazer cursos de capacitação".

O projeto foi iniciado em setembro do ano passado, quando três aldeias --duas no Acre e uma no Rio de Janeiro-- receberam seus respectivos computadores.

Hoje o comitê conseguiu colocar uma máquina na tribo dos xacriabás, próxima à região de Montes Claros (MG).

Nessa aldeia, o processo de miscigenação está bastante alastrado. Por essa razão, o desafio do CDI é diferente: "Não se trata apenas de informatizar o local, mas apoiar o processo de resgate da cultura", diz Baggio. Além da informatização e do uso da internet, há também a elaboração de apostilas e de livros.  

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home