Cientista cria nova forma de gerar eletricidade

Da Redação
Em São Paulo


Um cientista canadense anunciou ter descoberto um modo inteiramente novo de produzir eletricidade: espremendo água por dentro de canos bem finos.

Segundo notícia da revista inglesa "New Scientist", Larry Kostiuk, da universidade de Alberta, no Canada, desenvolveu o método e diz que um dia ele poderá ser usado para alimentar dispositivos móveis como telefones e calculadoras.

Os físicos já conheciam o efeito elétrico que torna difícil forçar a passagem da água por canais muito estreitos. A superfície do canal torna-se eletricamente carregada, tanto porque os íons da água colam em suas paredes ou pela dissolução do material. Este fenômeno cria um campo elétrico que atrapalha o fluxo de íons carregados pelo canal.

Este efeito sempre foi um problema, mas Kostiuk transformou-o em solução. "Com minha experiência em energia eu examinei essa questão de um ponto diferente de vista", disse à "New Scientist". Ao ligar as duas pontas do canal, ele descobriu um modo de dar escape ao excesso de corrente.

Para testar a teoria, o cientista e sua equipe bombearam água através de um bloco de vidro com 500 mil furos de apenas um centésimo de milímetro cada. Quando eletrodos foram anexados às pontas do tubo, uma corrente de poucos microamperes foi detectada.

Para aumentar a corrente, será necessário aumentar a eficiência do dispositivo. No momento, como o próprio pesquisador diz, "ele é patético". Uma maneira de extrair mais amperes seria o aumento do número de canais, diz o pesquisador.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home