Gravadores: Instalação é fácil e o uso, mais ainda

Da Redação
Em São Paulo

Ao comprar um novo gravador de CD, ele virá equipado com um cabo de áudio, um cabo IDE de 40 vias, manual, um CD com software de gravação CD (os mais populares são o Easy CD Creator e o Nero Burning ROM) e parafusos para montagem.

Com um pouco de cuidado, uma dose de paciência e alguns minutos, você mesmo pode instalar um gravador em seu PC. Veja como:
  1. Abra o gabinete. Toque nas partes metálicas para retirar a eletricidade estática.
  2. Tire os cabos da parte de trás do micro.
  3. Encaixe o gravador pela parte da frente do micro, em algum espaço livre na parte de cima. Há guias metálicas que facilitam o processo, basta encaixar e deslizar o gravador para dentro.
  4. Fixe o drive usando os parafusos que vieram com o equipamento.
  5. Ligue uma ponta do cabo IDE ao drive. O lado vermelho deve ficar virado para a direita em relação à frente do micro. Todavia, não há como encaixar o cabo do lado errado, pois há uma travinha que impede.
  6. Ligue a outra ponta do cabo no encaixe IDE 2 de sua placa-mãe. Este encaixe é facilmente localizável, pois o disco rígido está ligado na conexão IDE 1.
  7. Agora observe os cabos que saem da fonte do micro. Na ponta de algum deles, há um plugue de 4 pinos sobrando. Este plugue deverá ser encaixado na entrada de energia do drive, que fica do lado direito do equipamento. Também não há como encaixar errado, devido à trava.
  8. Feche o micro e ligue-o.

Se tudo foi encaixado corretamente, o micro irá ligar e automaticamente reconhecer o novo drive. Não é necessário instalar driver algum para o Windows. O novo drive irá aparecer na pasta "Meu Computador". Agora é só instalar os programas que acompanham o aparelho e começar a usar seu novo gravador.

Caso você já possua um leitor de CD instalado no micro e não queira substituí-lo pelo gravador, a ligação fica um pouco mais complicada. Nesse caso, o gravador terá de ser conectado como drive "slave" (escravo) do leitor de CD. Para fazer isso, veja no manual de seu aparelho como configurá-lo para ser escravo (você terá de mexer nos jumpers). Feita a mudança, deixe a primeira ponta do cabo IDE ligado no leitor de CD. Ligue a ponta do meio (todo cabo IDE possui 3 conexões) ao gravador. A terceira ponta fica na porta IDE 2, como já provavelmente estava.

É claro que todas essas recomendações valem para quem já tem alguma noção do funcionamento interno de um computador. Se você se sente inseguro, é altamente recomendável chamar um técnico ou levar o micro para uma loja especializada. Vale a dica: o serviço é simples e o técnico não deverá cobrar muito por ele.

(Renato Rodrigues)


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home