Usuário pode alterar cor de papel reutilizável

da Folha Online

Já imaginou poder reutilizar a mesma folha de papel para imprimir infinitos textos, e ainda poder mudar a cor desse papel? As empresas japonesas Shinsho e Majima apresentaram na Ceatec (feira de tecnologia que acontece esta semana no Japão) um protótipo de papel reutilizável que permite a mudança de cor.

Batizado de Thermo-Mag, o papel parece plastificado, é maleável e exige uma impressora específica.

A camada reutilizável fica entre outras duas camadas de uma espécie de plástico transparente. Ela contém partículas magnéticas incrustadas em cera, explicam as desenvolvedoras. A impressão pode ser apagada e refeita com o uso de uma impressora térmica que usa um ímã.

O processo funciona da seguinte maneira: a impressora aquece a superfície do papel, derretendo a cera. As partículas magnéticas contidas nessa camada são atraídas pelo ímã embutido na impressora. Enquanto isso, a cera resfria e, antes de se solidificar, as partículas magnéticas voltam para o papel em formato do texto impresso. A impressão é feita na cor das partículas.

E é essa a diferença para os papéis reutilizáveis atualmente disponíveis no mercado. Eles não possibilitam a impressão em cores diferentes

Como a cera tem um ponto de fusão (50ºC), apenas a cera derrete quando o papel é aquecido depois que a camada de plástico é removida. Isso permite que a cera, bem como as partículas sejam facilmente separadas. Ambos os materiais podem então ser reutilizados.

Segundo as empresas, a novidade deve chegar no mercado em 2004.

Sete regrinhas para as empresas sem noção

Este artigo não é para você, que já entende os fatos da vida – é para a empresa que não tem site e está prestes a pedir a criação de um, sem fundamento e inocente das armadilhas que encontrará.

Carlos Nepomuceno


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home