Mordida de super-homem pode criar supercondutor

Da Redação
Em São Paulo


Pesquisadores da Universidade de Warwick descobriram que o fóforo, um elemento comumente encontrado nos dentes, pode agir como um supercondutor quando submetido a uma pressão de 2,5 megabars. Essa pressão é 30 mil vezes maior do que a produzida por uma mordida humana. Portanto, para transformar o fósforo de seus dentes em supercondutores, seria necessário ter a mordida de um super-homem.

Físicos já sabiam que baixas pressões, de cerca de 0,1 megabars e aplicadas em temperaturas abaixo de 10 graus Kelvin (-263,15 Celsius), poderiam converter o isolante fósforo em condutor de eletricidade. Recentemente descobriu-se que uma outra forma de fósforo ocorre quando uma pressão de 2,5 megabars é aplicada, formando um corpo cúbico centrado, ou bcc, em inglês, uma estrutura de cristal que metais como o ferro e o cromo têm a pressões normais. Contudo, não era sabido se essa forma de fósforo poderia atuar como supercondutor.


Agora, os físciso Sergey Ostanin e Julie Stauton usaram um número de técnicas da física teórica para descrever o movimento dos elétrons e as vibrações iônicas, o que prova que essa versão do fósforo é até melhor supercondutor do que o fósforo obtido a pressões menores.

O resultado do estudo dos pesquisadores está publicado na edição de outubro da Physical Review Letters. O estudo sugere ainda uma forma inteligente de preservação e uso da estrutura bcc sem que seja necessário recorrer a altas pressões.

Segundo os pesquisadores, a estrutura cresce ao serem depositados os átomos de fósforo em um substrato de ferro, que por sua vez, organiza-se em uma estrutura bcc. Estabelecendo-se o fósforo bcc dessa maneira seria possível criar e manter sua estrutura supercondutora.

Além disso, se a camada do fósforo bcc fosse posicionada entre um par de ferromagnetos, seria possível criar uma chave supercondutora, na qual o fósforo pudesse ser mudado de supercondutor para condutor normal e vice-versa.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home