Chip transforma PC em supercomputador

SÃO PAULO - A empresa americana ClearSpeed criou um coprocessador que pode dar, ao PC, um desempenho comparável ao de um supercomputador.

O coprocessador, chamado CS301, agiliza a execução de cálculos no computador. Segundo a ClearSpeed, cada chip processa 25 gigaflops, ou seja, 25 bilhões de operações aritméticas por segundo.

O poder de processamento típico de um PC fica na faixa de centenas de megaflops, enquanto o supercomputador mais veloz, o Earth Simulator, da NEC, tem uma capacidade teórica de 35 teraflops.

A ClearSpeed diz que é possível associar dez ou vinte CS301 num mesmo computador, elevando o poder de processamento a centenas de gigaflops, um desempenho de supercomputador

O CS301 também é muito eficiente no uso da energia, um aspecto sempre problemático em computação de alto desempenho. A ClearSpeed afirma que ele consome menos de 3 watts. A empresa está trabalhando numa versão ainda mais econômica, para uso em notebooks.

Cada chip CS301 deverá custar 16 500 dólares. Isso pode parecer muito no mundo dos PCs mas, em comparação com os caríssimos componentes usados no Earth Simulator, é uma pechincha.

Maurício Grego, da INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home