Golpes contra bancos ganham variante

Toni Edgar da Silva

A criatividade dos golpistas que utilizam a Internet para enganar clientes de bancos online parece não ter fim. Até agora, os métodos mais comuns para aplicar esses golpes eram mensagens com links para programas que roubam senhas do computador ou para sites bancários clonados, que pediam cadastramento de senha e número da conta. Mas neste final de semana surgiu uma variante.

O "golpe do momento" também é um falso e-mail, supostamente enviado pelo Banco do Brasil, mas sem nenhum link no qual o cliente precise clicar. A própria mensagem já traz um formulário que envia os dados dos correntistas para o criador da fraude. O argumento para que o formulário seja preenchido é o sorteio de um seguro de vida.

O e-mail vem assinado por um certo Marcelo de Souza Franco, que seria "Gerente de Promoções Banco do Brasil". A mensagem parece provir do endereço BB@bancodobrasil.com.br, mas isso é apenas mais uma tática usada pelos golpistas para dar credibilidade à mentira. Quem abrir o cabeçalho do e-mail verá que o endereço verdadeiro é outro, completamente diferente.

Golpes como este vêm aumentando de forma muito rápida nos últimos meses, e a dificuldade de se identificar e punir os golpistas é uma grande preocupação. Este tipo de fraude pode causar grandes perdas para cidadãos que, por um descuido, acabam caindo na cilada e tendo seu dinheiro desviado por pessoas de má-fé.

Os usuários devem sempre desconfiar de mensagens não-solicitadas supostamente enviadas por instituições financeiras e devem sempre procurar se atualizar quanto à política de privacidade do seu banco. Uma cópia da mensagem fraudulenta que circulou nos últimos dias pode ser vista aqui.

 InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home