Vírus Qhosts-1 explora falha no IE e sequestra o navegador

da Folha Online

Começou a circular ontem pela internet um vírus que explora uma vulnerabilidade no Internet Explorer e, por meio dela, sequestra e assume o controle do navegador da Microsoft no PC da vítima.

De origem desconhecida e batizada de Qhosts-1, a praga é um cavalo de Tróia capaz de mascarar um endereço IP (Internet Protocol), por exemplo. Assim, quando a requisição de uma página é feita, o usuário é na verdade enviado a servidores especificados pelo hacker. Um administrador remoto consegue direcionar o internauta para páginas de sua escolha, de acordo com a empresa de antivírus McAfee.

E é desta forma que o Qhosts vem se disseminando pela web, já que ele não é capaz de se auto-enviar. Os usuários só são infectados ao visitarem um site contendo o código malicioso responsável por fazer a praga entrar em ação.

Para ser executado, esse código usa uma falha crítica no Internet Explorer. Em agosto, a Microsoft disponibilizou um arquivo de correção parcial para o bug.

Algumas empresas de antivírus dizem que a correção protege contra a praga. Porém, a McAfee alerta que a correção falha ao proteger o recurso de execução automática do VBScript contido em um arquivo HTML --exatamente o mecanismo de infecção utilizado pelo Qhosts.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home