Nova fraude online usa nome de bancos britânicos

Fraudadores africanos, conhecidos no mundo todo por enviarem cartas propondo esquemas para se ficar rico rapidamente, atualizaram suas táticas: estão grampeando redes de email fazendo-se passar por grandes bancos britânicos.

O Serviço Nacional de Inteligência Criminal da Inglaterra afirmou hoje estar investigando uma nova técnica de fraudadores que enviam emails de endereços que se parecem verdadeiros em nome de um importante executivo de uma companhia conhecida.

A mensagem fraudulenta foi enviada recentemente para o Reino Unido e outros países, escrita por um suposto executivo do Barclays, um dos maiores bancos da Inglaterra. A mensagem tem um remetente que parece pertencer à instituição financeira. O email pede permissão para o banco depositar temporariamente US$ 30 milhões na conta do destinatário em troca por uma comissão.

Uma vez que as vítimas caem na isca, elas recebem mensagens pedindo grandes somas de dinheiro a título de tarifas cobradas pela transferência. Barclays não é o único grande banco britânico alvo dos ataques. "Sabemos de bancos que foram atingidos nos Estados Unidos e bancos atingidos na Austrália. Agora o problema está vindo para cá", disse uma autoridade que pediu para não ser identificada.

O serviço de inteligência, que estima que as vítimas britânicas do esquema perderam em média 22 mil libras (US$ 36,7 mil) cada no ano passado, afirmou que bancos tornaram-se alvo por causa de sua credibilidade junto ao público. As autoridades afirmaram que os fraudadores do Oeste africano enganaram britânicos em milhões de libras com o antigo esquema realizado por cartas e que os "avanços" do sistema podem ser ainda mais tentadores.

 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home