|  | Carros híbridos
                          podem ser fabricados a custo baixo 
 A Toyota Motor exibiu hoje a jornalistas, pela primeira vez,
                    o local de produção de seus carros híbridos, movidos a
                    gasolina e eletricidade. A empresa tem uma mensagem
                    poderosa, produzi-los não custa caro.
 Não muito tempo atrás, grandes montadoras mundiais de
                    automóveis, incluindo a maior delas, a General Motors,
                    questionavam os benefícios de desenvolver carros híbridos,
                    argumentando que eles seriam apenas uma solução provisória
                    antes que os veículos movidos por célula combustível, que
                    geram poluição zero, assumam posição mais importante.
                     Elas acusavam, talvez com razão, a Toyota e a Honda
                    Motor, a única outra fabricante em larga escala de carros híbridos
                    movidos a eletricidade e gasolina, de vender esses veículos
                    abaixo do custo, dado o uso intensivo de mão-de-obra
                    requerido para sua montagem.
                     Talvez houvesse alguma justificativa para esse argumento
                    no passado, mas isso deixou de ser verdade, diz a Toyota,
                    que no mês passado lançou seu sedã híbrido de segunda
                    geração Prius no mercado japonês.
                     "O Prius anterior era construído em uma linha de
                    montagem exclusiva na fábrica de Takaoka, e depois em
                    Monomachi", disse Kenji Takahara, diretor de administração
                    na fábrica de Tsusumi, agora encarregada da produção do
                    Prius. "Agora, o modelo compartilha de uma linha de
                    produção com quatro outros sedãs produzidos em
                    massa", afirmou.
                     Trata-se de um grande e necessário passo para a maior
                    montadora japonesa de automóveis, que planeja oferecer a
                    propulsão híbrida como alternativa em todos os seus
                    modelos num futuro não muito distante. A Toyota espera
                    vender 300 mil desses veículos por ano, a partir da metade
                    da década.
                     Os híbridos usam motores elétricos e pacotes de
                    baterias para aumentar sua eficiência de combustível,
                    ganhando potência na aceleração e acumulando energia
                    durante as freadas. A Toyota afirma que o Prius faz 35,5
                    quilômetros por litro de gasolina.
                     Comparações visuais com o método de produção do
                    Prius anterior são difíceis, porque os jornalistas não
                    puderam visitar a linha de montagem. Mas a linha de montagem
                    do Prius atual produz um carro por minuto, ante oito a 10
                    minutos por unidade na linha anterior.
 Reuters
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