Projeto prevê lista de bloqueio de telemarketing

Omar Kaminski*

O deputado Enio Bacci (PDT/RS) apresentou nesta quarta-feira (1/10) o projeto de lei nº 2.130/03, com o objetivo de preservar os direitos dos que não gostam e não desejam comprar produtos e serviços via telefone ― o chamado "telemarketing".

Segundo a justificativa, "há uma enxurrada de propostas via telefone, diariamente, para milhões de brasileiros que não suportam este tipo de contato". Para ele, os cidadãos têm o direito de não serem incomodados em horários inoportunos, especialmente nos horários de descanso e lazer, "mesmo que haja um comportamento padrão e ético do vendedor de telemarketing".

Para Enio Bacci, "é um direito inalienável de um cidadão, não querer atender ao telefone fora de hora, para ouvir proposta de compra de produtos ou serviços que não conhece e não precisa".

O deputado propõe a criação de um "bloqueio especial", pelo Ministério das Comunicações, que consiste na criação de cadastro nacional contendo nome e telefone de pessoas e entidades que não desejam receber propostas via telefone. A inserção se dará por meio de chamada gratuita ou via Internet, e as empresas que trabalham com esse tipo de serviço deverão consultar e manter em dia o cadastro, e não contactar as pessoas e entidades que não desejam receber ligações.

No caso de descumprimento, o parlamentar sugere penas de advertência, multa, interdição e o fechamento da empresa em caso de reincidência. O valor da multa deverá ser determinado pelo Ministério das Comunicações.

O projeto não previu como se dará a identificação da empresa no caso de infração. E o banco de dados ou "cadastro nacional", para que possa ser consultado e divulgado, terá de ser público. Isso traz conseqüências de ordem contrária ― ao invés de proteger a privacidade dos solicitantes, pode acabar expondo-os ainda mais.

"Do Not Call"

Nos Estados Unidos, foi instituído por lei o "National Do Not Call Registry", que já conta com mais de 50 milhões de números de telefone e celulares de pessoas que se inscreveram previamente. O início oficial das operações estava previsto para esta quarta-feira (coincidente com a data de apresentação do projeto brasileiro), mas decisões judiciais determinaram seu bloqueio.

O juiz federal Edward W. Nottingham, de Denver, no estado de Colorado, decidiu em 25 de setembro que a lista é inconstitucional porque prejudica o direito à liberdade de expressão das empresas de telemarketing. Logo depois, descobriu-se que o telefone do gabinete do juiz também constava da lista, mas não foi possível apurar se a inserção se deu por iniciativa do próprio magistrado. A FTC (Comissão Federal de Comércio dos EUA) já recorreu à 10ª corte de apelações.

(*) Omar Kaminski é advogado especializado em Direito da Informática e responsável pelo site Internet Legal
 InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home