Internet pode ganhar endereços com uma letra

da Folha Online

A Icann (Corporação da Internet para Nomes e Números Designados, em inglês) deve discutir neste final de semana a criação de endereços de sites com apenas uma letra --com exceção do domínio. Esta possibilidade criaria endereços como "a.com" ou "z.org", por exemplo. Caso a novidade seja aprovada, ela poderá estar disponível a partir do ano que vem.

A implantação desta alternativa, afirma a agência de notícias Associated Press, não será fácil. "Esta possibilidade pode ser bastante valiosa. Como poderíamos vender as letras, já que possivelmente haverá muito interesse?" questiona Kurt Pritz, vice-presidente de negócios da Icann.

Nos EUA, um domínio custa cerca de US$ 10 --diversos programadores se apoderam de endereços para depois vendê-los aos interessados. No entanto, o valor de um site acessado via "a.com" seria bem maior. Uma das possibilidades consideradas é a venda por leilão: quem der o maior lance leva o endereço.

O uso de apenas uma letra seguida pelos domínios ".com", ".net" e ".org" foi descartado em 1993, antes de a internet comercial chegar ao Brasil. Engenheiros tomaram esta decisão prevendo a explosão da demanda por domínios --atualmente, diz a Associated Press, há mais de 40 milhões deles com a extensão ".com".

No domingo, membros da diretoria da Icann devem se encontrar em Vancouver, no Canadá, para discutir o assunto. Durante a reunião, eles devem decidir como e quando poderiam passar a oferecer esta alternativa para empresas e organizações interessadas.

Com agências internacionais
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home