Europa lançará identidade ".ue" na internet

A uma semana do lançamento oficial do registro da identidade na Internet .eu, a Comissão Européia prevê que este prestigiado domínio competirá rapidamente de igual para igual com o domínio .com, com 40 milhões de endereços no mundo. Os primeiros sites .eu começarão a ser registrados a partir do dia 7 de dezembro, um atraso de três semanas em relação à programação oficial.
Esta identidade deverá ser tão importante quanto o domínio .com, assegurou a comissária européia da Sociedade da Informação, Viviane Reding.

O .eu não substituirá os nomes das identidades nacionais como .es para Espanha, e .fr para a França, mas criará uma identidade Internet paneuropéia no ciberespaço. Um vendedor de flores holandês, um fabricante de chocolate belga e um viticultor francês poderão, graças a seu nome em .eu, indicar a seus potenciais clientes sua capacidade de enviar produtos para toda a Europa, afirmou Viviane Reding.

Se considerarmos a Internet como uma aldeia global, então o .eu é apenas uma nova rua. Esperamos que esta rua se transforme rapidamente numa grande avenida, mas os europeus têm liberdade para tomar outro caminho, resumiu a comissária.

Um nome de domínio é um modo simples para identificar um computador ou uma rede na Internet. Em vez de utilizar direções baseadas em códigos difíceis de serem decifrados, os usuários da Internet preferem adotar nomes.

Os domínios mais conhecidos são os gerais, como .com, .org, .net ou .

int, assim como as siglas dos países. De acordo com o projeto da UE, a partir de 7 de dezembro e durante os dois meses seguintes, serão inscritas as marcas já registradas e as dos organismos públicos.

Depois, e durante outros dois meses, poderão ser apresentados pedidos para nomes de companhias, marcas ainda não registradas e até nomes de obras de arte. Os particulares deverão esperar até 7 de abril para conseguir uma identidade européia na Internet.

Desde junho, o Eurid, o consórcio encarregado pela Comissão de administrar a questão até 2010, pôs à disposição cerca de 700 escritórios de inscrição, de todas as nacionalidades. Embora o primeiro período de inscrição ainda não esteja aberto, os mais impacientes podem realizar uma pré-inscrição, enviando um pedido para escritórios credenciados.

Esses madrugadores querem assegurar que serão os primeiros no Dia D a conseguirem esse domínio. No entanto, este esforço não garante o sucesso, já que a UE estabelece a livre concorrência entre os diferentes escritórios. Se várias empresas, grandes ou pequenas, se pré-inscreverem, quem poderá lhes assegurar que no Dia D serão as primeiras a entrarem no sistema? O Eurid acredita ser possível alcançar o milhão de .eu no primeiro ano de existência do domínio. O novo domínio deve avançar com rapidez, sobretudo quando se considera que já existem cerca de 9 milhões de .de (Alemanha) e 6 milhões de .uk. (Reino Unido).
 
AFP

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home