Internautas podem contribuir com a preservação das araucárias

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

A rede de ONGs da Mata Atlântica, que reúne cerca de 300 ONGs, disponibilizou em seu site um documento para que os internautas contribuam com a conservação das araucárias.

A idéia do grupo é conseguir o maior número de "assinaturas virtuais" e enviar uma em e-mail à ministra Marina Silva, pedindo a criação imediata de oito unidades de conservação.

Durante a Semana da Mata Atlântica, realizada em Campos de Jordão (SP) em maio deste ano, o Ministério do Meio Ambiente disse que trabalharia para a criação dessas áreas --cinco no Paraná e três em Santa Catarina. Até o momento, o projeto não foi colocado em prática.

"Esta demora na criação das UCs [unidades de conservação] pode significar a entrada num processo sem volta, que culminará na extinção de fato destas florestas [de araucária]", diz um trecho do texto, disponível em www.rma.org.br/sos_araucarias/index.html.

"Não queremos que o ministério espere a conclusão dos oito processos para dar início às mudanças. Elas podem acontecer de maneira gradativa, conforme os documentos de cada região forem concluídos", afirma Miriam Prochnow, coordenadora-geral da rede.

O ministério do Meio Ambiente afirma que, até o final do ano, todos as propostas para a criação das reservas devem ser encaminhadas à Presidência da República. "É difícil definirmos uma data para a criação das unidades, pois estamos em um momento de discussão de propostas", diz Maurício Mercadante, diretor do Programa Nacional de Áreas Protegidas.

A definição das regiões que serão preservadas tem como base um estudo elaborado por um grupo de trabalho que reúne técnicos do ministério do Meia Ambiente, Ibama, universidades e ONGs.



 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home